VirtualBox
Views
Actions
Namespaces
Variants
Tools
Visão geral
Desenvolvido pela Sun Microsystems, agora Oracle Corporation, [1] é um programa popular que permite que outro sistema operacional (conhecido como Convidado) seja instalado e executado dentro de um sistema operacional existente (Conhecido como Host). Isto é realizado através do processo de virtualização, em que versões virtuais do seu computador (também conhecido como Máquinas Virtuais ou VMs) são criados e extraem recursos diretamente do sistema host. Como tal, o quão rápida ou poderosa uma máquina virtual pode ser dependerá inteiramente dos recursos disponíveis – e alocados – para uso. Os benefícios da virtualização incluem:
- A instalação rápida e fácil de outros sistemas operacionais sem afetar o sistema existente (ex. não há necessidade de Dual Boot ou de particionamento ou redimensionamento do disco rígido)
- Aprendizagem e experimentação completamente seguras com sistemas operacionais, pois nada que ocorra dentro de um Convidado afetará o Host (por exemplo, o sistema operacional Host também pode ser instalado como um Convidado em uma máquina virtual como um meio livre de riscos de experimentar coisas novas), e
- Uma capacidade quase ilimitada para instalar quantos sistemas operacionais adicionais desejar...desde que haja espaço disponível em seu disco rígido para armazená-los!
Instalando Virtualbox no Manjaro
Ativando a Virtualização
Antes de instalar o VirtualBox, é importante primeiro garantir que a virtualização foi ativado na BIOS. As instruções exatas para fazer isso variam de acordo com o seu hardware. Consulte o manual fornecido pelo fabricante do seu computador ou placa-mãe para obter instruções específicas.
Instale o VirtualBox
Certifique-se de que seu sistema esteja usando um kernel suportado
Para instalar o VirtualBox, você precisa instalar os pacotes virtualbox
e linux*-virtualbox-host-modules
. Estes devem corresponder à versão do kernel que você está executando. Para listar quais kernels estão instalados, use mhwd (exemplo).
$ mhwd-kernel -li
Atualmente em execução: 6.6.17-1-MANJARO (linux66) Os seguintes kernels estão instalados em seu sistema: * linux66
Para instalar o VirtualBox e os módulos do kernel para o seu kernel instalado, digite o seguinte comando no terminal - continuando o exemplo acima:
Assim que a instalação for concluída, será necessário adicionar o VirtualBox Module para o seu kernel. A maneira mais fácil é simplesmente reiniciar o sistema. Caso contrário, para começar a usar o VirtualBox imediatamente, digite o seguinte comando:
Instale o Pacote de Extensão(Opcional)
O pacote de extensões é um conjunto proprietário de extensões que fornece funcionalidade extra ao VirtualBox, como passthrough USB2 e USB3. Você só precisa dele se for utilizar as funcionalidades fornecidas e ele não é necessário para o funcionamento do VirtualBox.
- Oracle Cloud Infrastructure integration
- USB 2.0 and USB 3.0 Host Controller
- Host Webcam
- VirtualBox RDP
- PXE ROM
- Disk Encryption
- NVMe
Verifique a versão do seu VirtualBox (exemplo)
$ vboxmanage --version
7.0.14r161095
Instale o pacote de extensões usando o AUR
Localize o PKGBUILD correto do AUR usando o pamac (ou o auxiliar AUR de sua escolha) - exemplo usando o pamac
$ pamac search --aur virtualbox-ext-oracle
virtualbox6-ext-oracle 6.1.x-5 AUR Oracle VM VirtualBox Extension Pack 6.1.48 (stable) virtualbox6.1-ext-oracle 6.1.50-1 AUR Oracle VM VirtualBox Extension Pack (version 6.1) virtualbox-ext-oracle-dev 7.0.97.161344-1 AUR Oracle VM VirtualBox Extension Pack for virtualbox dev version virtualbox-ext-oracle 7.0.14-1 AUR Oracle VM VirtualBox Extension Pack
Quando você encontrar o correspondente, pode instalar usando o auxiliar - um exemplo é usar o pamac
Obtenha o pacote de extensões do VirtualBox.
A mesma regra se aplica: corresponda à versão do seu VirtualBox - geralmente, a versão mais recente é a recomendada.
Se a versão mais recente não corresponder à sua, você pode encontrar versões anteriores usando esta página.
A extensão .vbox-extpack é uma extensão MIME registrada, então basta abrir o arquivo e o VirtualBox instalará o pacote de extensões. Forneça sua senha quando solicitado.
Configurando o hospedeiro
Adicionando Sua Conta ao Grupo de Usuários vboxusers
O passo final é agora adicionar sua conta de usuário pessoal ao grupo de usuários vboxusers
. Isso é necessário para acessar completamente os recursos fornecidos pelo VirtualBox. A variável $USER se refere ao usuário atualmente logado, e você deve sair ou reiniciar para que a alteração tenha efeito.
Manjaro VBox convidado
Para aqueles que pretendem usar o Manjaro no VirtualBox, você pode instalar o Manjaro normalmente. Por favor, observe o ponto abaixo sobre a configuração do tipo de exibição correto.
Selecionando um Controlador de Exibição
Antes da instalação do Manjaro Convidado, defina o controlador de exibição como VMSVGA
A diretriz do VirtualBox é
- selecione VMSVGA para um convidado Linux
- selecione VBoxSVGA para um convidado Windows
Se você estiver usando um desktop que utilize Wayland, habilite 3D para a melhor experiência.
Resolução de Problemas com o Manjaro Convidado
Se você considerar necessário garantir que os pacotes estejam instalados, siga esta receita:
$ mhwd-kernel -li
Atualmente em execução: 6.6.17-1-MANJARO (linux66) Os seguintes kernels estão instalados em seu sistema: * linux66
Configuração do Convidado
Você precisará carregar os módulos se não quiser reiniciar.:
Os utilitários do convidado então precisam ser iniciados e habilitados.:
Adicione o usuário da sua VM ao grupo vboxsf (isso requer que você saia para aplicar o novo grupo).
Crie a pasta media no diretório raiz se ela ainda não existir.
Atribua as permissões corretas à pasta media para poder acessar as pastas compartilhadas.
Avisos, Dicas e Truques
Orientações sobre o uso eficaz do VirtualBox, bem como algumas dicas e truques aprendidos ao longo do tempo, foram fornecidas para o benefício dos novos usuários.
Instalação do Convidado
- O VirtualBox pode executar arquivos de instalação (ISOs) diretamente como discos virtuais, portanto, não há necessidade de gravá-los em um meio de instalação, como um disco ou um pen drive.
- O processo para instalar qualquer sistema operacional convidado, incluindo o Manjaro, é exatamente o mesmo que se você estivesse instalando fisicamente no seu computador.
Adições para Convidados
As Adições para Convidados são pacotes de software especiais projetados para melhorar o desempenho e a usabilidade dos sistemas operacionais convidados.
Elas são instaladas dentro do próprio sistema operacional convidado e, de maneira mais notável, resultam em uma melhoria na resolução da tela, além de permitir um controle muito melhor sobre o mouse. Assim, dois sinais evidentes de que as Adições para Convidados não foram instaladas em um convidado são que a exibição não será ajustada ao tamanho da janela de exibição (ou seja, será necessário rolar para ver a tela inteira) e o mouse pode ser bastante difícil de controlar.
As instruções para instalar as Adições para Convidados no Manjaro estão fornecidas acima. Para outros sistemas operacionais, consulte as instruções do VirtualBox vinculadas abaixo.
Exibição do Convidado
Se você estiver usando outros convidados, como Ubuntu, Linux Mint e outros, certifique-se de usar o driver de exibição padrão VMSVGA.
Será necessário ativar a caixa Habilitar aceleração 3D para permitir que alguns efeitos de desktop (como transparência) sejam exibidos. Isso pode ser feito acessando o menu de configurações e, em seguida, selecionando a seção Exibição.
Se você estiver enfrentando distorção na tela ou diálogos transparentes ao usar um convidado Windows, desligue a VM e altere as configurações gráficas da VM. Desmarque a caixa Habilitar aceleração 3D.
Conexão com a Internet do Convidado
Alguns usuários encontraram problemas ao tentar conectar sua máquina virtual à internet usando as configurações padrão do VirtualBox. Se for o seu caso, tente a seguinte solução
- Clique no botão Configurações e depois selecione a aba Rede.
- Ao lado do título Conectado a há um botão que indica NAT. Clique nele para revelar um menu suspenso e selecione Adaptador em modo Bridge em vez disso.
- Ao lado do título Nome há um botão onde você pode selecionar como está atualmente conectado à internet (por exemplo, Wlan significa Wireless e Eth0 significa Ethernet). Selecione o tipo de conexão apropriado que você está usando.
- Clique no botão OK para confirmar.
Resolução Geral de Problemas
- A instalação do VirtualBox não detecta automaticamente quando um dispositivo USB é conectado. Portanto, é necessário clicar no ícone USB localizado na parte inferior da janela do VirtualBox para selecioná-lo e ativá-lo.
- É possível habilitar a (muito útil) capacidade de copiar e colar texto entre os sistemas Convidado e Host. Isso é feito clicando no botão Configurações e, em seguida, indo para a seção Geral.
- Não tenha medo de correr riscos, experimentar e se divertir com sistemas operacionais convidados. O pior que pode acontecer é ter que reinstalá-los!