Manjaro Manjaro: Um Tipo Diferente de Besta

Manjaro: Um Tipo Diferente de Besta

From Manjaro
This page is a translated version of the page Manjaro:A Different Kind of Beast and the translation is 100% complete.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎Türkçe • ‎español • ‎français • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎العربية • ‎فارسی • ‎中文(中国大陆)‎
Manjaro.png

Visão Geral

Embora Manjaro seja baseado em Arch e compatível com Arch, não é o Arch. Como tal, longe de ser apenas uma versão fácil de instalar ou pré-configurada do Arch, Manjaro é na verdade um tipo de besta muito diferente.

Na verdade, as diferenças entre Manjaro e Arch são muito maiores do que as diferenças entre a popular distribuição Ubuntu e seus muitos derivados, incluindo Mint e Zorin. Para ajudar a fornecer uma compreensão mais clara do Manjaro, algumas de suas principais características foram descritas.

  • Manjaro é desenvolvido independentemente do Arch e por uma equipe completamente diferente.
  • Manjaro foi projetado para ser acessível a iniciantes, enquanto o Arch é voltado para usuários experientes.
  • Manjaro extrai software de seus próprios repositórios independentes. Esses repositórios também contêm pacotes de software não fornecidos pelo Arch.
  • Manjaro fornece suas próprias ferramentas específicas de distribuição, como o utilitário Manjaro Hardware Detection (mhwd) e o Manjaro Settings Manager (msm).
  • Manjaro tem inúmeras diferenças sutis em como funciona quando comparado ao Arch.

Um esboço mais detalhado dessas diferenças é disponibilizado abaixo.

Manjaro kernel management

Warning
It is important to know the kernel definitions. The Linux kernel project uses three definitions
  1. Mainline (Development)
  2. Stable (Mainline which have passed rc7/rc8)
  3. Long Term Support (LTS)

Linux Kernel project release

When reading Manjaro documentation either on this Wiki or the forum you will often see an expression such as latest stable or latest LTS and those is the terms used the by upstream project.

A stable kernel is NOT LTS - a subtle but very important difference.

When a Manjaro ISO is released it contains the latest Long Time (LTS) as defined by upstream kernel project. This practise makes it possible to install Manjaro and keep it running using the LTS kernel - if not for ever - then for a very long time.

The latest and greatest hardware may have poor or non existing support using the LTS kernel. Such hardware will require you to use what is referenced as the stable kernel.

The stable kernel goes End Of Life (EOL) when the next mainline becomes stable which happens roughly every 2 months. If you are using the stable kernel - not LTS - you will have to ensure you are syncing the next stable kernel.

A stable kernel on Manjaro is never synced to the next stable kernel like you may be used to with an Arch Linux install.

If you neglect you are running an EOL kernel you will get various driver issues - most prominently Nvidia drivers - when the EOL kernel is removed from the repo. Such issues is not a Manjaro fault but a fault of the system admin who neglected proper system maintenance.


Repositórios Dedicados

Info
Um benefício importante do uso de seus próprios repositórios pelo Manjaro é que os desenvolvedores implementarão automaticamente atualizações críticas em seu nome e, portanto, não haverá necessidade de você intervir manualmente.


Para garantir estabilidade e confiabilidade contínuas, Manjaro utiliza seus próprios repositórios de software dedicados. Com exceção do Arch User Repository (AUR), mantido pela comunidade, os sistemas Manjaro não acessam os repositórios oficiais do Arch.

Repositório de pacotes Manjaro

Stable branch

Não existe uma regra sólida que indique quando o Stable branch é retirado do testing. Pode levar de uma a quatro semanas. Os pacotes no branch estável são os repositórios padrão usados pelos sistemas Manjaro para fornecer atualizações e downloads para a base geral de usuários. A melhor indicação será verificar o Thread de Anúncio de Testes para acompanhar possíveis problemas com software ou hardware específico.

Testing branch

O Testing branch é derivado do branch 'stable' em intervalos irregulares - mas geralmente logo após a sincronização do Arch estável. Este branch é usado como uma área de testes para pacotes construídos pelos desenvolvedores do Manjaro, como kernels, módulos de kernel, gráficos NVIDIA, patches de software e aplicativos internos do Manjaro. Os pacotes podem estar sujeitos a verificações adicionais por desenvolvedores e testadores em busca de possíveis bugs e/ou problemas de estabilidade, antes de serem lançados para o stable branch. O Testing branch é para o usuário experiente que procura uma maneira de contribuir para manter o Manjaro funcionando da melhor maneira possível.

Unstable branch

O Unstable branch é sincronizado várias vezes ao dia a partir do Arch stable e os pacotes do repositório Arch são geralmente considerados estáveis, pois foram examinados pelo controle de qualidade do Archlinux e pela comunidade Archlinux. Os mantenedores do Manjaro constroem kernels, módulos de kernel e drivers gráficos nvidia a partir da fonte do kernel. Esta filial também é a porta de entrada para as aplicações internas da Manjaro. As últimas versões disponíveis do software estarão localizadas aqui e aqui e usar o unstable branch pode causar problemas no seu sistema mas se você é proficiente, motivado e não tem problemas para resolver pequenos problemas sozinho.

Não tão inovador quanto Arch

Uma consequência de acomodar esse processo de teste é que Manjaro nunca será tão inovador quanto Arch. O software pode ser lançado nos repositórios estáveis dias, semanas ou potencialmente até meses depois; entretanto, usuários que desejam acessar as versões mais recentes ainda podem fazê-lo mudando para o branch testing ou unstable. Isso provará que você tem conhecimento e é um usuário avançado do Manjaro Linux.

Ferramentas Exclusivas e Fáceis de Usar

Outro recurso que diferencia o Manjaro do Arch e de outras distribuições baseadas no Arch é seu foco em ferramentas para facilitar a manutenção geral do sistema. Isso vai muito além de apenas fornecer um instalador gráfico fácil e ambientes de desktop pré-configurados. Manjaro também oferece uma gama de ferramentas poderosas desenvolvidas exclusivamente pela equipe Manjaro.

Detecção de hardware do Manjaro

Mhwd2.png
Manjaro Hardware Detection (mhwd)

O comando mhwd permite a detecção e configuração automática do seu hardware para você, geralmente realizada durante o processo de instalação. Isso inclui suporte para placas gráficas híbridas, bem como configuração de tudo, como dependências de módulos para instalações de máquinas virtuais Virtualbox; no entanto, também pode ser usado por usuários com conhecimento técnico limitado para realizar facilmente essa tarefa por conta própria.

Foi fornecido um guia sobre como configurar placas gráficas manualmente.

Detecção de Kernel Manjaro

Screenshot mhwd-kernel.png
Manjaro Hardware Detection Kernel (mhwd-kernel)

Embora o suporte automático para o uso de vários kernels seja um recurso definidor do Manjaro, o comando mhwd-kernel também capacita usuários sem conhecimento técnico para gerenciá-los facilmente. Isso inclui a atualização automática de quaisquer kernels recém-instalados com quaisquer módulos em uso, como aqueles necessários para executar o Manjaro no Virtualbox.

Foi fornecido um guia sobre como gerenciar kernels.

Gerenciador de configurações Manjaro

Screenshot msm.png
Manjaro Settings Manager (msm)

Este aplicativo fácil de usar permite que você gerencie contas de usuário de forma rápida e fácil, instale novos pacotes de idiomas e até mesmo altere o idioma padrão e o layout do teclado do sistema dinamicamente. msm também irá notificá-lo automaticamente sobre quaisquer atualizações disponíveis para pacotes de idiomas instalados.

Recentemente, novos recursos foram adicionados, como maneiras fáceis de escolher e instalar vários kernels e drivers para sua placa gráfica.

Por favor, veja aqui explicações mais detalhadas sobre Gerenciador de configurações Manjaro..

Gerenciador de Pacotes Pamac

Screenshot pamac.png
Pamac - O Gerenciador de Software Gráfico

Desenvolvido exclusivamente pela Equipe do Manjaro, este aplicativo intuitivo permite pesquisar, instalar, remover e atualizar facilmente aplicativos e pacotes de software. pamac também irá notificá-lo automaticamente sobre quaisquer atualizações; mantenha seu sistema atualizado com apenas um clique!

Existem explicações mais detalhadas disponíveis para o Gerenciador de Pacotes Pamac.


Conclusão

Manjaro é definitivamente uma fera, mas um tipo de fera muito diferente de Arch. Rápido, poderoso e sempre atualizado, Manjaro oferece todos os benefícios de um sistema operacional Arch, mas com ênfase especial em estabilidade, facilidade de uso e acessibilidade para iniciantes e usuários experientes.

Qualquer dúvida sobre o sistema operacional Manjaro deve, portanto, ser direcionada ao Fórum do Manjaro para receber a melhor ajuda e suporte possível. Todos são bem-vindos!

Cookies help us deliver our services. By using our services, you agree to our use of cookies.